quinta-feira, 20 de maio de 2010

O Outro - Bernhard Schlink



Li esse livro esperando o meu vôo no aeroporto. Tão curtinho, 96 páginas, deu até pena de acabar logo. O autor, Bernhard Schlink é o mesmo de O Leitor, que ganhou uma versão cinematográfica e deu um Oscar para Kate Winslet. Diga-se de passagem, o filme é muito bom.
O Outro segue a mesma linha e estilo de O Leitor. É um livro que nos prende até o fim. O texto de Schlink é sucinto, objetivo, mas a história, sim é engenhosa. Após a morte repentina de sua esposa (Lisa), um homem (Bengt) recebe uma carta de alguém que não sabe que ela morreu. A grande curiosidade ou comiseração o leva a abrir e ler a mensagem, momento em que começa a descobrir um outro lado de sua esposa que ele não conhecia. Ela tinha com o autor da carta uma ligação amorosa.
Obcecado por entender que ligação é essa e como ela se deu sem que ele percebesse, o homem decide responder a essa carta, como se fosse Lisa. Ao mesmo tempo que mantém viva a memória da esposa, a cada nova carta, ele a redescobre. O que se lê nas entrelinhas é a angústia do homem ao perceber que sua esposa não era sua, não era quem ele julgava ser. Ela, sim, era outra.
Nas páginas seguintes, sente-se que o próprio marido está se deixando seduzir pela figura do amante (não no sentido sexual, mas mental). Afinal, quem será esse homem extraordinário que mereceu o amor de sua esposa? Inevitavelmente chegará a hora de ele ir ao encontro do Outro.
A mensagem do livro é muito clara. Ninguém rouba ninguém de você. Você é quem deixa o seu amor partir. Por comodismo, por excesso de confiança, por amar de menos – ou demais.
Não é o amante quem seduz: é o outro, que se deixa levar - ou amar - por curiosidade, cansaço, tédio, desespero. É a vontade de amar e de ser amado - ou conquistado - que faz alguém se entregar.
Ou, melhor dizendo, o que nós amamos não é a pessoa: é quem nos tornamos por causa dela. Deu pra entender?

Bernhard Schlink nasceu em 1944, em Bielefeld, e é jurista de formação. Autor, entre outros, de O leitor, A volta para casa e A menina com a lagartixa. O Outro também ganhou versão cinematográfica, com Liam Nesson, Antonio Banderas e Laura Linney.

Editora: Record
Autor: BERNHARD SCHLINK
ISBN: 9788501085436
Ano: 2009
Edição: 1
Número de páginas: 96

3 comentários:

  1. Oi querida, obrigada por ter visitado meu blog e ter comentado...também vim aqui visitar o seu e já estou te seguindo, se puder siga o Leituras pontocom também...
    Ah, eu já lí "O outro" e gostei, leitura bem curtinha mesmo, mas não deixa de ser cativante...
    Beijinho pra você

    http://leituraspontocom.blogspot.com/2010/05/selinho-polemico.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria! (desculpe, meu teclado nao faz acentos). Achei o seu recadinho no blog da Van. Parabens pelo blog! Eu sou a dona do selinho polemico q anda rolando por ai.
    Se vc quiser participar, so passar la no meu blog, copiar o selinho e as regras e brincar com a gente! =)
    Livia
    www.wishingabook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Mária. Vi seu comentário lá no meu blog. Agradeço e retribuo a visita. Coisa mais interessante, vc tem parentes em Araraquara-SP? Pois eu conheço uma família inteira aqui que são "dos Santos Seves", de inicio até achei que vc era daqui... Estou colocando seu blog lá no meu, se não se importa. Abraços

    ResponderExcluir