terça-feira, 2 de abril de 2013

Eternamente crianças.


Em homenagem ao Dia Internacional do Livro Infantil, o blog traz hoje 10 grandes livros voltados à infância. A maior parte deles, é de livros que realmente são um sucesso entre as crianças no Brasil e no mundo. Mas também há os que fizeram fazem parte de minha memória afetiva de infância. Todos vocês, que gostam de ler, certamente ou já leram ou irão presentear uma criança de sua vida com um destes livros. Boa leitura, crianças.

1) Reinações de Narizinho - Monteiro Lobato (várias editoras) 
Monteiro Lobato leva, com justiça, o título de um dos maiores, senão o maior escritor brasileiro no gênero infantil. Reinações de Narizinho tornou-se um clássico da literatura infantil nacional, atravessando e encantando gerações. O livro reúne seis das onze histórias que começaram a ser escritas por Lobato em 1920, e levaram cerca de uma década para ficarem prontas.Neste livro, Narizinho, a neta de Dona Benta, visita o Reino das Águas Claras e leva com ela, a boneca de pano Emília. Com a chegada de Pedrinho, primo da menina "do nariz arrebitado", que veio passar férias no Sítio do Picapau Amarelo, as aventuras ficam ainda melhores. O tempo passa, mas o encanto de Narizinho e sua turma permanece.



2) Memórias da Emília  - Monteiro Lobato (várias editoras)

Livro infantil publicado pela primeira vez em 1936, pela Companhia Editora Nacional, em São Paulo, com ilustrações de Belmonte.
Emília,  que é uma boneca muito da metida, resolve contar as suas memórias, ou melhor, "mentir" as suas memórias pois, afinal, ela acha que aquele que escreve sobre si próprio "tem um pé" na enganação, na mentira. Segundo ela, se a pessoa contar o que realmente aconteceu na sua vida, todos iriam perceber que a vida é igualzinha à de todo mundo. Para ajudá-la a realizar seu intento, Emília chama o Visconde de Sabugosa, ela ditaria as memórias e o Visconde as escreveria. Muitas aventuras esperam o leitor nesse clássico eterno. (Fonte: Wikipedia)


3) Bisa Bia, Bisa Bel (Ana Maria Machado)

Uma de nossas maiores escritoras infantis, neste livro Ana Maria Machado  cria um diálogo entre Isabel - ou melhor, Bel - e sua avó - Bisa Bia - e, depois, com sua futura bisneta. Uma mistura encantadora do real e do imaginário, levando o leitor a perceber as mudanças no papel da mulher na sociedade. Esse diálogo fica ainda mais divertido quando surge uma terceira "voz": a Neta Beta, uma menina do futuro, que fala de muitas mudanças que ainda estão por vir. Um clássico da literatura para crianças.


4) O Menino do Dedo Verde – Maurice Druon (1957)

Tistu é um menino feliz, que vive na cidade chamada Mirapólvora numa grande casa, a Casa-que-Brilha, com o Sr. Papai, Dona Mamãe e o seu querido pônei Ginástico.
Eles são ricos, pois o Sr Papai tem uma fábrica de canhões. Para grande decepção de todos, Tistu dorme nas aulas e o Sr Papai resolve fazer com que o menino aprenda as coisas vendo-as e vivenciando-as. As aulas serão com o jardineiro Bigode e com o gerente da fábrica de canhões, o Sr Trovões. Na primeira aula, o jardineiro Bigode descobre que Tistu tem um dom fantástico: ele tem o dedo verde e onde ele tocar nascerão flores. Bela fábula com linda mensagem sobre o que realmente importa na vida.


 5) A Arca de Noé - Vinícius de Moraes
Livro de poemas de Vinicius de Moraes para crianças. Histórias com a magia que só o poetinha poderia oferecer, que ganharam deliciosas versões musicais. Quem não se lembra de  “Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada” ou “Lá vem o pato, pato aqui, pato acolá”?
Editora: Companhia das Letras



6) Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Através do espelho e o que Alice encontrou por lá - Lewis Carrol (várias editoras)


Passados 150 anos da publicação original, a clássica história de uma menina chamada Alice, que entra em uma toca atrás de um coelho falante e cai em um mundo de fantasia, continua popular. Edição de bolso, com capa dura e ilustrações originais de John Tenniel. Publicado pela Editora Zahar, Aventuras de Alice no País das Maravilhas e sua continuação, Através do espelho e o que Alice encontrou por lá.


7) Histórias à Brasileira 3 - Ana Maria Machado (Companhia das Letrinhas)
“O Pavão Misterioso”, “Cabra Cabrês” e “O Pescador e a Mãe-D’Água” são algumas das histórias da tradição oral brasileira recontadas neste livro de Ana Maria Machado, uma das mais premiadas escritoras brasileiras de literatura infantil (em 2000, recebeu o Prêmio Hans Christian Andersen, uma espécie de Nobel da literatura infantil). Terceiro volume da série que mostra às crianças um universo imaginário e traços socioculturais fáceis de se identificar.  (Fonte: site da Companhia das Letras)
Ilustrações de Odilon Moraes


8) As Coisas – Arnaldo Antunes
Integrante do Grupo de Rock Titãs, Arnaldo Antunes é um poeta em tudo que faz. Neste livro, ele faz uma brincadeira literária, explorando os sentidos e significados das palavras, com se na visão de uma criança. O resultado é um belo livro para todas as idades. Ilustrado por sua filha Rosa, então com 3 anos. Prêmio Jabuti de Poesia, em 1993.


 9) Só Meu - Mario Quintana (Ed. Global)


Mário Quintana, poeta gaúcho, é um escritor que agrada todas as idades. Neste livro ele fala com a gente miúda, numa seleção de poemas e frases feita por sua sobrinha Elena Quintana, que foi sua secretária por décadas. O projeto gráfico, com ilustrações de Orlando, reserva espaços vazios para as crianças poderem encher de desenhos que, conforme se sugere no início do livro, passarão também a fazer parte dos poemas. Fonte: Site Crescer (a partir de cinco anos)

10) Ou isto ou aquilo – Cecília Meirelles

Um dos mais belos clássicos da poesia brasileira, 'Ou isto ou aquilo' aborda os sonhos e as fantasias do mundo infantil - a casa da avó, os jogos e os brinquedos, os animais e as flores, tudo ganha vida nos poemas de Cecília Meireles.As crianças de Cecília são de verdade, têm sonhos, fazem manha, criam seu próprio mundo, com todo o lirismo com que a autora nos dá presenteia. 

Um comentário:

  1. http://www.panfletosdanovaera.com.br/detalhe/3824

    ResponderExcluir